
O XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação, abreviadamente designados por Censos 2021, foi iniciado no dia 5 de abril de 2021. Esta é a maior operação estatística nacional que consiste num levantamento continuado sobre a população e a habitação, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A recolha destes dados é realizada, atualmente, de 10 em 10 anos, através de um inquérito exaustivo junto de toda a população, com recurso a um processo de recolha de informação predominantemente através da Internet, simplificando o processo de resposta, permitindo melhor qualidade da informação recolhida e adequando-se às atuais formas de comunicação da Sociedade.
Para que os dados sejam o espelho da realidade é necessário que todos e todas participem. A recolha destes dados respeita o princípio da confidencialidade, pelo que o/a respondente não deverá ter receio em participar.
Tendo em conta a necessidade dos Censos 2021 refletirem também a realidade migratória e as suas particularidades, a sensibilização da população migrante para a resposta aos Censos 2021 assume particular importância.
Devem participar todos os cidadãos estrangeiros que à data do momento censitário residam em Portugal há mais de 1 ano ou se a sua intenção é ficar a residir por um período mínimo de um ano.
Informamos que, numa colaboração entre o INE e o ACM, os Questionários dos Censos foram traduzidos em diferentes línguas: árabe, bengali, francês, hindi, inglês, italiano, mandarim, nepalês, romeno, russo e ucraniano.
Apelamos à participação de tod@as.
Mais informação disponível em: https://censos.ine.pt